Inicio » Coronavirús » Universidade Agostinho Neto entra no combate à COVID-19

Universidade Agostinho Neto entra no combate à COVID-19

  • Francisco Inacio
  • Publicado terça-feira, 21 de abril de 2020

Um grupo de engenheiros da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, liderado pelo Professor Henrique Afonso, está a executar um Plano de Acção para a busca de Soluções Técnicas Adicionais na luta contra a COVID-19. O programa contempla a concepção de modelos em 3D para multiplicadores para o fabrico […]

Um grupo de engenheiros da Faculdade de Engenharia da Universidade Agostinho Neto, liderado pelo Professor Henrique Afonso, está a executar um Plano de Acção para a busca de Soluções Técnicas Adicionais na luta contra a COVID-19.

O programa contempla a concepção de modelos em 3D para multiplicadores para o fabrico de ventiladores, viseiras para a proteção social para os técnicos de saúde, bem como para os agentes da ordem pública.

Os técnicos em serviço vão conceber mecanismos para abertura, à distância, de portas e supressão de obstáculos de contágio, o que consistirá na construção de manípulos ou elevadores mecânicos.

O projecto vai contar com a concepção de espaços de higienização de unidades e desinfestação em locais públicos como mercados e escolas.

Porém, equipamentos hospitalares como camas, cadeiras, balanças, colectores de materiais usados, recipientes de casas de banho, equipamentos de medição electrónica estarão em estudo.

Na Sexta-feira passada, a Comissão Interministerial de Luta contra a Covid-19 manteve contacto com os dois primeiros protótipos de Ventiladores e de Viseiras, que foram submetidos ao Instituto Nacional de Investigação em Saúde, órgão afecto ao do Ministério.

De acordo com o documento, os projectos estão a ser desenvolvidos nos laboratórios da Faculdade de Engenharia em colaboração com empresas parceiras.

Autor: Roberto Valdano



Deixe o seu comentário!