Inicio » Coronavirús » Testes rápidos de Covid-19 escasseiam em Malanje

Testes rápidos de Covid-19 escasseiam em Malanje

  • Roberto Valdano
  • Publicado sexta-feira, 11 de setembro de 2020

A província de Malanje está com escassez de testes rápidos da COVID-19, facto que se prolonga no tempo desde o início do corrente mês, segundo a Direcção de Saúde da terra da Palanca Negra

Por sua vez, o director provincial da saúde, Avantino Sebastião, adiantou que dos primeiros mil testes rápidos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, 800 já foram usados, estando os restantes a servir para casos pontuais e específicos.

“Neste momento, a Comissão não dispõe de condições para novas testagens”, afirmou, acrescentando que dos 800 testes realizados, 25 resultaram em reactivos, sendo 15 em IGG e 10 IGM, com um caso positivo a covid-19, já recuperado.

O responsável fez saber que a comissão de resposta à pandemia utilizou os testes, em cidadãos que violaram a cerca sanitária e que se encontram em quarentena domiciliar ou institucional, doentes com patologias respiratórias crónicas e em profissionais de saúde, forças de Defesa e Segurança, membros do governo e jornalistas.

O material de biossegurança está no limite, contando apenas com meios para suportar o presente mês de Setembro, por isso é urgente haver abastecimento de material de toda ordem.



Deixe o seu comentário!