Inicio » Politica » Presidente da República inaugura Academia Diplomática “Venâncio de Moura”

Presidente da República inaugura Academia Diplomática “Venâncio de Moura”

  • Roberto Valdano
  • Publicado quinta-feira, 12 de novembro de 2020

O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou, nesta Quinta-feira, a Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, com capacidade para formar anualmente 1.800 especialistas em diplomacia e relações internacionais

Localizada na Centralidade do Kilamba, em Luanda, a instituição académica, totalmente equipada, dispõe de 29 salas de aulas, sendo que a sua construção custou 16 milhões de dólares americanos, numa doação do Governo da República Popular da China no âmbito da cooperação entre os dois países.

A academia, cuja obra foi executada em 19 meses, engloba nove edifícios construídos numa área de quatro hectares, comportando laboratórios de informática (com 28 computadores cada) e de línguas (para 25 estudantes cada) e salas de prática consular e de protocolo e cerimonial.

Dispõe ainda de biblioteca, dormitórios para docentes (com 23 suites) e para discentes (com 78 suites), dimensionadas para alojar até 234 formandos.

O complexo conta com um campo para a prática de desportos de salão, uma quadra de ténis, um ginásio, auditório e edifícios administrativo e de serviços, que acolhe salas de distribuição de energia eléctrica de alta e média tensão, geradores e agência bancária.

Alberga também um posto médico, refeitório com capacidade para 290 pessoas, duas salas protocolares, uma cozinha industrial e dois parques de estacionamento para 128 automóveis.

As instalações serão rentabilizadas com a oferta de cursos de especialização em diferentes níveis, nomeadamente de produção científica e de prestação de serviços de consultoria, assim como profissionais e de especialidade para funcionários públicos e privados.

A exploração do refeitório, o aluguer do auditório, dos campos de jogos, dos dormitórios dos estudantes, do ginásio e cursos de línguas, consta também do projecto de rentabilização, da Academia Diplomática “Venâncio de Moura”, tutelada pelo Ministério das Relações Exteriores (MIREX).

O contava, desde 1998, com o Instituto de Relações Internacionais, cuja actividade lectiva iniciou apenas em 2000, e, desde 2002, agregou o curso de licenciatura em Relações Internacionais.

Transformado em instituição de ensino superior, em 2017 passou a designar-se Instituto Superior de Relações Internacionais “Venâncio de Moura”, ministrando cursos de graduação, pós-graduação, formação e reciclagem de quadros de várias instituições.

A Academia Diplomática “Venâncio de Moura” surge no âmbito da reforma em curso no subsistema do Ensino Superior, mantendo a matriz curricular centrada na diplomacia e nas relações internacionais.



Deixe o seu comentário!