Inicio » Opinião » “Não admire ninguém” mas descubra antes o porquê

“Não admire ninguém” mas descubra antes o porquê

  • Francisco Inacio Francisco Inacio
  • 0

  • Publicado sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Mas, pensando bem, faz sentido a afirmação de Pablo Marçal.

Eu explico o porquê, logo a seguir.

Melhor do que admirar alguém é respeitar e honrar essa pessoa.

Quem admira sempre será inferior à pessoa admirada.

Você não precisa admirar ninguém (tipo ser fã ou fanático, ter ídolo ou um sentimento de espanto exagerado por outra pessoa).

Você só precisa Respeitar a outra pessoa, não admirá-lo.

“RESPEITAR” significa conhecer os seus próprios limites e limitar o espaço do outro na sua vida.

Quando você admira perdes essa delimitação entre você e a pessoa admirada, porque ela passa a dominar os seus limites, a sua liberdade, seja sentimental, físico, inteletual, etc.

Admirar nos cega, nos faz perder o raciocínio lógico e o controlo das nossas emoções. É por isso que compramos coisas que não precisamos só porque o nosso ídolo da música ou cinema nos pediu para comprar numa publicidade onde ele ganhou dinheiro e não te deu nada. Só te fez gastar.

Mas, quando você Respeita, você não renuncia a si mesmo a favor de outra pessoa.

Somos todos seres humanos com as mesmas potencialidades. A única diferença é que alguns estão cientes e desenvolvem as suas capacidades (potencialidades) e outros não.

Por isso uns são admirados (aqueles que desenvolvem o seu máximo potencial e têm sucesso) e outros admiram (aqueles que não exploram o seu potencial e o fracasso os faz admirar que teve sucesso).

Se você soubesse que poderias cantar com o mesmo talento que o seu ídolo da música nunca serias fã dele. Mas irias respeitar por ele estar consciente e fazer uso do seu potencial.

Uma vez alguém chamou Jesus Cristo lhe chamando “Bom Mestre”, mas ele rejeitou o título respondendo “porquê me chamas Bom Mestre? O único Bom é Deus.”

E noutra ocasião ele disse aos seus discípulos: “vocês podem fazer obras maiores do que aquelas que eu faço”.

Ao invés de ficar admirado com alguém tenha consciência de que você pode ser igual ou superior àquela pessoa, porque Deus deu a todos potencial (dons) para tudo que for possível imaginar.

O músico angolano Sebem, dizia: “ninguém é melhor do que ninguém”.

É por isso que somos todos iguais perante a Lei.

Respeite, não admire.



Deixe o seu comentário!