Inicio » Notícias » Mais velhos comemoram Dia do Idoso com ameaça do covid-19

Mais velhos comemoram Dia do Idoso com ameaça do covid-19

  • Farol Angola
  • Publicado segunda-feira, 30 de novembro de 2020

O país assinala esta segunda-feira, 30 de Novembro, o Dia do Idoso, numa altura em que a situação da população da terceira idade, em contexto da pandemia, vai estar no centro das comemorações alusivas à data. Criada em 1991 por iniciativa da organização das nações unidas (ONU), a data reforça […]

O país assinala esta segunda-feira, 30 de Novembro, o Dia do Idoso, numa altura em que a situação da população da terceira idade, em contexto da pandemia, vai estar no centro das comemorações alusivas à data.

Criada em 1991 por iniciativa da organização das nações unidas (ONU), a data reforça os termos da resolução 46, destinada a sensibilizar o mundo para as questões do envelhecimento, trazendo á luz o debate sobre existência de desigualdade e a criação de políticas proactivas adaptáveis ao idoso.

A efeméride propõe também uma reflexão sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar a narrativa e estereótipo negativo que envolve a velhice, abrindo espaço para a protecção social com cobertura universal de saúde.

Em Angola, a questão da qualidade de vida do idoso tem sido amplamente debatida com realce para a necessidade a preservação da sua saúde física, mental e sem aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social. Actualmente perto de mil idosos habitam em 17 lares de terceira idade distribuídos pelas 18 províncias do país.

A directora Nacional para as Políticas Familiares e Equidade do Género, do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Santa Ernesto, assegura que a instituição tem prestado apoio aos idosos, nesta fase particular que o país vive, por conta da covid-19.

Santa Ernesto, acrescentou,que o ministério controla 18 lares em 12 províncias e 4 casas lares com um total de 941 idosos, também fazem assistência com uma cesta básica de alimentos,tanto nos lares como na comunidade.

Ao longo deste ano ,já foram distribuídos 24.223 mil idosos nos nossos lares e nas comunidades em consequência do projeto idosos no lar e na comunidade,fez saber.

Texto : Aurora Chifuanda.



Deixe o seu comentário!