Inicio » Banners » Escolas retomam actividade em Julho

Escolas retomam actividade em Julho

Educação
  • Francisco Inacio
  • Publicado quarta-feira, 27 de maio de 2020

Escolas, igrejas, cinema, centros de formação profissionais e instituições culturais podem retomar atividades a partir do próximo mês.

A partir do dia 13 de julho do corrente ano, as escolas do IIº ciclo do ensino secundário (10º a 12º classes) poderão retomar as aulas. A partir do dia 27 de julho, quinze dias depois, será a vez do Iº ciclo do ensino secundário (7º a 9º classes) e do ensino primário (1º até a 6º classes), caso não haja alteração significativa na situação epidemiológica. A informação foi tornada pública na segunda-feira, 25, pelo ministro de Estado e Chefe da Civil da Presidência da República angolana, Adão de Almeida.

Quanto ao ensino pré-escolar (creches), ainda não há previsões exactas de arranque das aulas, estando dependente da evoluição da situação epidemiológica nos próximos dias.

No entanto, Adão de Almeida sublinhou que apesar do reinício das aulas as medidas de prevenção contra o covid19 mantém-se. Nas instituições escolares será reforçada a exigência de uso de máscaras de protecção do rosto, higienização das mãos e equipamentos didáticos, assim como o distanciamento de dois metros entre as pessoas, sejam alunos ou professores.

Está igualmente autorizado a reabertura dos centros de formação profissional, com limite de 50 pessoas por sala, e biblioteca e mediatecas.

A partir do dia 13 a 24 de junho, reabrem já as instituições culturais, como igrejas e museus, mas obecedendo ao limite de 50 por cento da sua capacidade instalada. Sendo que o limite máximo de ajuntamento é de 150 pessoas.

Em relação aos serviços públicos, mantém-se o limite de funcionamento de 50% da força de trabalho até ao dia 8 de junho. Depois dessa data, essa cifra aumenta para 75 por cento.

Quanto aos estabelecimento comerciais e de serviços privados poderão funcionar com 75 por cento da sua força de trabalho desde o dia 8 de junho. Mas, a partir do dia 29 de junho já poderão funcionar com 100 por cento do seu pessoal.



Deixe o seu comentário!