Inicio » Politica » Cinco milhões de dólares recuperados pela PGR

Cinco milhões de dólares recuperados pela PGR

  • Redacção Farol
  • Publicado terça-feira, 29 de dezembro de 2020

O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Grós, disse hoje que o Serviço Nacional de Recuperação de Activos (SNRA) já recuperou, desde 2019, mais de 5 mil milhões de dólares norte-americanos.

Pitta Grós que falava no âmbito da cerimónia de apresentação de cumprimentos de fim de ano, onde fez saber que a verba avançada de 5 mil milhões USD representa bens e dinheiro, a maior parte proveniente da solicitação de apreensões às autoridades judiciais de países como a Suíça, Portugal ou Reino Unido, entre outros.

Hélder Pitta Grós deixou ainda no ar a possibilidade de haver perseguição judicial a Edeltrudes Costa se surgirem razões bastantes para que tal suceda, depois de o chefe de gabinete de João Lourenço ter sido alvo de uma denúncia em reportagem da TVI, canal de TV português, que aponta a este a responsabilidade de um desvio na ordem dos 20 milhões USD.

Este caso, recorde-se, envolve suspeitas de que uma empresa de consultoria de Edeltrudes Costa foi contratada num negócio de modernização dos aeroportos do País.

“Nós estamos também a ver o que se passa para podermos esclarecer devidamente o que é que aconteceu, porque muitas vezes não basta denúncia pública, é necessário que esta denúncia venha acompanhada de mais alguns dados que nos permitam trabalhar com uma certa certeza, quando assim não é temos que ir atrás para podermos ver se de facto há ou não uma prática ilícita”, afirmou Hélder Pitta Gróz, questionado pela Lusa.

Nestas declarações, segundo a Angop, Pitta Grós destacou ainda que existem mais de 1.500 processos relacionados com actividades criminosas na área económica e financeira, nomeadamente peculato, branqueamento de capitais, recebimento indevido de vantagens, participação económica em negócio, corrupção activa…



Deixe o seu comentário!