Inicio » Destaque » CATOCA com 4 programas para a melhoria socioeconómica do leste do país

CATOCA com 4 programas para a melhoria socioeconómica do leste do país

  • Redacção Farol
  • Publicado quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

A Sociedade Mineira de Catoca, em parceria com a Fundação Brilhante e o Governo Provincial da Lunda Sul, apresentou quatro Programas Sociais Estratégicos, para mostrar o seu compromisso com o desenvolvimento económico e social das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico, e do país de modo geral.

Segundo uma nota que chegou à redacção do Farol de Angola, os quatro programas sociais constituem uma resposta às dificuldades enfrentadas por importantes franjas da sociedade, nomeadamente, as crianças, os jovens empreendedores, jovens estudantes e a mulher rural.

Tratam-se dos programas denominados Programa Catoca – Aluno, Programa de Crédito à Mulher Rural Catoca, Programa Catoca – Académico e, Programa Jovem Empreendedor Catoca.

Segundo o coordenador dos Programas pela Fundação Brilhante, Flávio Francisco, eles foram desenvolvidos na perspectiva de um reforço às acções em curso no quadro do sistema único de responsabilidade social da Empresa Nacional de Diamantes de Angola – ENDIAMA E.P.

Apesar de serem concebidos e financiados pela Sociedade Mineira de Catoca, serão implementados pela Fundação Brilhante em parceria com as autoridades locais das províncias visadas, nomeadamente, Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico e do Banco Sol, enquanto operador do sector financeiro. 

Por sua vez, Marco Martins, coordenador dos Programas Sociais pela Sociedade Mineira de Catoca sublinhou que a diamantífera se orgulha de ser um agente catalisador e membro activo do desenvolvimento económico e social das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e Moxico. Para esses programas o investimento é de cerca de dois milhões de dólares anualmente, divididos entre os diferentes projectos. 

Para se ter acesso aos programas, os interessados deverão proceder a inscrição na Direcção Provincial da Juventude, a partir do dia 18 de Janeiro de 2021, onde igualmente poderão obter mais informações.

O processo de selecção dos beneficiários será realizado por uma comissão que integra a Fundação Brilhante, a Sociedade Mineira de Catoca e representantes dos governos provinciais abrangidos pelos programas. A operacionalização financeira dos programas será realizada pelo Banco Sol.



Deixe o seu comentário!