Inicio » Atualidade » Cartonista angolano vence prêmio internacional

Cartonista angolano vence prêmio internacional

  • Francisco Inacio
  • Publicado quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

O Cartoonista e desenhador angolano Sérgio Piçarra ganhou o prêmio Franco-Alemão dos Direitos Humanos e do Estado de Direito, edição 2020.

De acordo com a nota de imprensa este prémio é em homenagem ao seu engajamento pessoal e pelo trabalho que contribuiu para a promoção da liberdade de Expressão, da liberdade de imprensa e do estado de direito em Angola.

Desde 2016 que este prémio é atribuído a todas personalidades que contribuíram de modo excepicional para a protecção e promoção dos Direitos Humanos e do Estado de Direito.

Sérgio Piçarra é autor do personagem angolano de banda desenhada Man-kiko

Segundo uma nota de imprensa conjunta das Embaixadas de França e Alemanha, Sérgio Piçarra é o primeiro angolano a receber este prémio. A nota acrescenta também que, Piçarra vai receber das mãos dos Embaixadores de França e Alemanha uma medalha no mês de janeiro de 2021.

Vale recordar que Sérgio Piçarra começou a sua carreira na década de 1980 e autor de banda desenhada de Angola, criou personagem como o Mamkiko, o Imbumbável, que constitui hoje uma maior referência de caricatura angolana.

Texto: Francisco Barbosa.



Deixe o seu comentário!