Inicio » Destaque » BDA aprova crédito de mais de 2 mil milhões de Kz para cooperativas

BDA aprova crédito de mais de 2 mil milhões de Kz para cooperativas

  • Redacção Farol
  • Publicado terça-feira, 10 de novembro de 2020

O Banco de Desenvolvimento de Aangola aprovou, nos seus dois mais recentes comités de crédito, um total de 107 operações de crédito para o financiamento de cooperativas dos sectores da agricultura e das pescas, que irão beneficiar de um total de 2,6 mil milhões de Kwanzas.

Após aprovados, segundo uma nota enviada ao farol de Angola, passam agora à fase de formalização para o consequente desembolso de créditos. O projecto de apoio às cooperativas, que pretende reforçar a produção nacional, abrangerá 18 candidaturas de cada uma das 18 províncias do país.

No total, o Banco de Desenvolvimento de Angola aprovou já 322 projectos no âmbito da operacionalização das linhas de financiamento à produção nacional, enquadradas no programa de Alívio Económico.

Dos projectos de crédito aprovados até ao momento, diz ainda a nota, 207 projectos são para a compra de produção nacional (64,2%), 107 projectos para apoio às cooperativas (33,2%) e 8 projectos para importação de fertilizantes (2,6%).

Por outro lado, dando resposta à necessidade de rigor e transparência que o momento económico do país exige, o BDA reforçou os seus procedimentos internos de acompanhamento e fiscalização dos créditos desembolsados.

Uma das inovações é a modernização tecnológica, que permite a fiscalização por geo-referenciação. O procedimento interno que permite também o alargamento de entidades fiscalizadoras externas idóneas, vem também responder à necessidade de assegurar as garantias de execução com rigor e transparência de cada projecto, assim como do reforço no apoio técnico à sua execução.



Deixe o seu comentário!