Inicio » Slides » Suspensão de voos obriga a nova testagem de Covid

Suspensão de voos obriga a nova testagem de Covid

  • Redacção Farol
  • Publicado domingo, 17 de janeiro de 2021

Os voos para Portugal, Brasil e África do Sul serão suspensos a partir de 24 de Janeiro. Esta medida está a ser acompanhada com a nova fase de testagem, desde ontem Sábado, 16, denominado teste pós-desembarque, que consiste num teste ao novo coronavírus realizado depois de os passageiros, seja qual for a origem, deixarem a aeronave.

A testagem pré-embarque com 72 horas de antecedência não sofre alterações.

Para estes testes, como informara Adão de Almeida os casos positivos serão encaminhados de imediato para um confinamento institucional até definir se se trata da nova estirpe do coronavírus ou do “normal”.

Caso se revele negativo, o passageiro, segue o seu percurso normal, para a quarentena em sua casa. Sendo positivo, o cidadão terá de ficar sob a responsabilidade das autoridades sanitárias nacionais.

A quarentena domiciliar tem a duração de 10 dias, findos os quais será realizado um novo teste, sendo exigida a condição de resultado negativo para que este possa iniciar a sua vida normal no País. Quanto aos voos dos três países, o ministro disse que vai ser salvaguardado “um período de pouco mais de uma semana para permitir que o máximo possível de cidadãos angolanos e estrangeiros, que residam ou trabalhem em Angola, e que estão nesses países possam regressar”.

Nos três países estão, segundo o governante, cerca de 11 mil pessoas que se preparam para regressar a Angola e podem, agora, neste espaço de tempo, até dia 24 deste mês, procurar soluções e forma de poderem efectuar esse regresso, com as condições existentes actualmente.

Texto: Fatoumata Touray

 



Deixe o seu comentário!