Inicio » Slides » Presidente analisa com a ONU a segurança da RCA

Presidente analisa com a ONU a segurança da RCA

  • Redacção Farol
  • Publicado terça-feira, 19 de janeiro de 2021

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, na qualidade de Presidente em exercício da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos (CIRGL), abordou hoje, com o Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, a situação de segurança no referido espaço africano, com incidência para o caso da República Centro Africana.

O estadista angolano e o mais alto dirigente da ONU falaram ao telefone, ao fim da tarde desta terça-feira [19.1], segundo uma nota que chegou à redacção do Farol de Angola.

A situação de segurança na RCA é preocupante, por quanto as últimas noticias que vêm deste país dão conta que os rebeldes centro-africanos que combatem o presidente Faustin Archange, reeleito nas eleições realizadas em 27 de Dezembro, ocuparam Bangassou em 3 de Janeiro passado.

Uma coalizão de grupos armados iniciou uma ofensiva em 19 de Dezembro para tomar a capital Bangui e alterar a realização das eleições presidenciais de 27 de Dezembro. No entanto, a ofensiva foi rejeitada pelo exército centro-africano e pelos Capacetes Azuis.

Os Capacetes Azuis enviados na República Centro-Africana retomaram o controle de Bangassou, uma cidade a 750 km de Bangui, a capital, que foi conquistada pelos rebeldes no início de Janeiro, segundo a ONU.



Deixe o seu comentário!