Vários gorilas do San Diego Zoo Safari Park testaram positivo para coronavírus no que se acredita ser o primeiro caso conhecido entre esses primatas, nos Estados Unidos e possivelmente no mundo.
A directora executiva do parque, Lisa Peterson, disse à The Associated Press, na Segunda-feira, que acredita-se que oito gorilas que vivem juntos no parque tenham o vírus e vários estão tossindo.
Parece que a infecção veio de um membro da equipe de protecção da vida selvagem do parque que também testou positivo para o vírus, mas foi assintomático e usou uma máscara o tempo todo ao redor dos gorilas.
O parque está fechado ao público desde 6 de Dezembro como parte dos esforços de bloqueio do estado da Califórnia para conter os casos de coronavírus. Veterinários estão a monitorar de perto os gorilas e eles permanecerão em seu habitat no parque, ao norte de San Diego, disse Peterson.
Por enquanto, eles estão a receber vitaminas, líquidos e alimentos, mas nenhum tratamento específico para o vírus. “Além de algum congestionamento e tosse, os gorilas estão bem”, disse Peterson.
Embora outros animais selvagens tenham contraído o coronavírus de martas para tigres, este é o primeiro caso conhecido de transmissão para grandes macacos e não se sabe se eles terão alguma reacção séria.
Fonte: Reuters