Inicio » Destaque » AIPEX Cria Janela Única do Investidor

AIPEX Cria Janela Única do Investidor

AIPEX
  • Francisco Inacio
  • Publicado domingo, 21 de junho de 2020

No ano passado, a Agência do Investimento Privado e Promoção das Exportações obteve um volume de investimentos na ordem de dois mil milhões dê dólares, distribuídos em 276 projetos de investimentos.

Investidores têm mais apoio para a implementação dos seus projetos empresariais através da Janela Única do Investidor, no quadro do programa de diversificação econômica do levado a cabo pelo governo angolano em todo território nacional.

A informação foi prestada sexta-feira última, 18, pelo presidente do conselho de administração  da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola (IPEX), António Henriques da Silva, durante  uma entrevista coletiva aos órgãos de comunicação social.

O PCA declarou que apesar da crise económica gerada pela pandemia do covid19, a AIPEX registou no ano passado um volume de investimentos na ordem de dois mil milhões dê dólares, distribuídos em 276 projetos de investimentos cuja tramitação burocrática tem sido viabilizada através da articulação entre vários departamentos ministeriais.

O PCA fez saber que na actual pandemia da covid-19 AIPEX tem atuado de forma proativa e a Janela Única do Investidor é uma mais valia, possibilitando o atendimento personalizado e célere de todas as intenções do investimento privado e facilitação das exportações de produtos nacionais.

Na ocasião, a AIPEX estava organizando um workshop com o objetivo de apresentar e promover o debate sobre o diploma legal que cria e aprova a Janela Única do Investidor com os seus parceiros insttucionais e investidores.

Por outro lado, a direção da AIPEX aproveitou para fazer um diagnóstico dos principais constrangimentos que existem e encontrar vias de soluções para os ultrapassar.

Acrescentou ainda que a implementação da nova Lei dos investimentos privados, em agosto de 2018, tornou possível uma melhor actuação da AIPEX junto dos investidores. Sendo que um dos ganhos foi a diminuição significativa da burocracia que existia na implementação dos projetos.

AIPEX foi criada por Decreto Presidencial número 81/18 de Março de 2018 resultado da junção da ex-Unidade Técnica de investimento Privado-UTIP e a ex- APIEX.

Texto: Rosário dos Santos (estagiário)



Deixe o seu comentário!